COMPANHIA

CIA DE TEATRO MPT

 

DSC_0252web

     Vinculado ao Colégio Estadual do Paraná (CEP), o MPT oferece, além das montagens, cursos de teatro, dança e voz, para iniciantes e avançados. O Colégio Estadual do Paraná é um polo de produção artística possuindo um setor chamado carinhosamente de “Escolinha de Arte” onde se produz as mais variadas modalidades artísticas. O CEP também possui um curso profissionalizante em teatro. Por essa intensa atividade cultural, a Companhia MPT surgiu para suprir uma demanda dos próprios alunos do colégio em explorar possibilidades cênicas através da pesquisa corporal e novas dramaturgias.

     A companhia é aberta para a comunidade e muitos ex-alunos, já formados, retornam para continuar seus estudos teatrais. Muitos alunos aproveitam a gratuidade para paralelamente se aperfeiçoarem enquanto estudam no colégio.

     Na sua política de democratizar a arte, o MPT não faz teste  ou banca de seleção. Todo ano abrem inscrições para novos integrantes. Os critérios usados são apenas ter vontade de aprender e pesquisar, assiduidade e disponibilidade para participar dos ensaios.  O grupo acredita que todos tem algo a contribuir para o crescimento coletivo.

     A Companhia estreou sua primeira montagem em dezembro de 2011 e desde então produziu 09 espetáculos. Desde  sua origem, o MPT tem sistematicamente participado de importantes festivais e circulando por diversos espaços teatrais de Curitiba e de outras cidades do Paraná.

     Dentre suas linhas de pesquisa, o MPT trabalha com Teatro Físico, Dança-Teatro, Butoh, Dança de Salão, além de outras técnicas que vão surgindo durante as pesquisas relacionadas a uma determinada montagem.